Nova edição da publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP já está disponível gratuitamente na internet
Por Rebeca Fonseca (estagiária)*
Discussões sobre moradia também estão presentes em Por Que o Investimento e Foco em Questões Habitacionais é Também Uma Medida de Saúde, de Eduardo Castelã Nascimento, Wesllay Carlos Ribeiro e Suzana Pasternak. No artigo, há um levantamento de produções científicas sobre as relações entre habitação e saúde, especialmente a respeito da incidência de doenças respiratórias em locais com mofo. Os autores ainda investigam se alguma parte do orçamento público de saúde no Brasil é destinada a gastos com habitação.
Em Educação, Saúde e Progresso: Discursos Sobre os Efeitos do Ambiente no Desenvolvimento da Criança (1930-1980), Ana Laura Lima Godinho recupera a literatura do século 20 sobre a influência do ambiente escolar no desenvolvimento de alunos. A autora menciona o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador (BA), criado em 1950 pelo educador Anísio Teixeira, como um exemplo de educação democrática.
A interação entre a saúde e tráfico em um município de São Paulo é tema de Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes, Sabrina Helena Ferigato, Massimiliano Minelli e Thelma Simões Matsukura no artigo Atenção Básica em Saúde em Um Cenário de Vulnerabilidade: Produção de Saúde e Governança Informal do Tráfico. Para o estudo, o cotidiano de uma unidade de saúde em um território de vulnerabilidade social foi acompanhado.
Quatro visões de mundo diferente são articuladas em Entre Utopias Desejáveis e Realidades Possíveis: Noções de Bem Viver na Atualidade, de Gabriel Castro Siqueira, Bruno Simões Gonçalves e Alessandro de Oliveira dos Santos. As visões de mundo indígenas são colocadas ao lado do pensamento utópico latino-americanista, do pensamento estatal e da noção socioambiental para refletir sobre a qualidade de vida.
As autoras Jussara Maria Leal de Meirelles e Ana Paula Vasconcelos discutem se representantes legais de pessoas com deficiência podem tomar decisões sobre aspectos existenciais em Os Limites da Curatela e o Consentimento livre e Esclarecido da Pessoa com Deficiência. A discussão está focada em indivíduos que não possuem condições de expressar suas vontades.
O segundo dossiê é aberto com Segurança Alimentar: Reflexões Sobre Um Problema Complexo, assinado por 18 autores de centros de pesquisa ligados à USP: o Grupo de Pesquisa em Nutrição e Pobreza, o grupo Saúde Planetária Brasil e o Centro de Inteligência Artificial.
Já em Alimentação Saudável, Agricultura Urbana e Familiar, nove autores sintetizam falas sobre a produção urbana de alimentos realizadas no 11º Seminário Serviço, Pesquisa e Política Pública, promovido pelo IEA em 2019. Dentre os temas tratados, há reflexões sobre a contribuição da agricultura urbana para qualidade de alimentação, políticas públicas de alimentação escolar e iniciativas locais que viabilizam economicamente a atividade.
Adaptação às Mudanças Climáticas e Prevenção a Desastres na Cidade de São Paulo, de Ana Maria de Oliveira Nusdeo, Andresa Tatiana da Silva e Fernanda dos Santos Rotta, abre o terceiro e último dossiê da edição. Os autores analisam os efeitos da Lei Municipal 14.933/2009, que criou estratégias para gestão de catástrofes e adaptação às mudanças do clima até 2019.
“Brownfields são áreas urbanas subutilizadas e degradadas cuja revitalização permite agregar benefícios à população”, definem Evandro Nogueira Kaam e Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo em Soluções Baseadas na Natureza em Projetos de Revitalização de Brownfields Urbanos: Novos Paradigmas Para Problemas Urbanos. O artigo mostra como o uso dessas soluções suaviza os efeitos das mudanças climáticas e pode ser incorporado em políticas públicas.
O autor Joel Outtes busca na filosofia francesa uma forma de interpretar as cidades no brasil em Sobre Foucault e o Urbanismo Brasileiro: uma Genealogia do Planejamento (c. 1850s-1945). Os conceitos de disciplina e biopoder, concebidos por aquele filósofo francês, são evocados para pensar a história da urbe no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O número 105 da revista Estudos Avançados está disponível na íntegra, gratuitamente, na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO).