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Programa de Aprendizagem Criativa Steam Maker

escola scaled

O que é o programa?

O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRIATIVA STEAM MAKER consiste num método educacional para potencializar a educação, ​​um dos pilares básicos para a transformação e evolução do ser humano e, por conseguinte, da sociedade e do meio em que estamos inseridos, ocorrendo pelas mais diversas formas de aprendizado.  

O PROGRAMA parte do pressuposto que toda escola deve ser um espaço de participação social que valoriza a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e, principalmente, a formação do cidadão, empoderando os profissionais da educação básica com subsídios para suas escolas oferecerem aos estudantes, uma educação de qualidade e transdisciplinar no espaço escolar pedagógico que habilitam o estudante a observar seu contexto criticamente e a criar iniciativas e projetos dentro e fora da escola. 

Bases Legais

  1. Fundamentado na Lei nº 9.394/96 - LDB, em especial, o seu artigo 32, que trata das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs;
  2. Na Lei nº 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação;
  3. Na LEI nº 14.533/23 que institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis: n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003;
  4. Na Política Nacional de Educação  Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, MEC, 2008 que discorre sobre a importância da valorização do aspecto lúdico e criativo como recurso pedagógico e de apoio ao Projeto Político-Pedagógico das Unidades Educacionais; sobre a importância de promover a formação integral do estudante por meio de atividades de caráter educacional, articuladas com as de cunho cultural e social e com possibilidade de ampliação ao tempo de permanência dos estudantes na escola; e que  incentiva ao ensino com uso de tecnologias representa um caminho de ricas experiências de aprendizagens para o educando.
  5. De acordo com a Política Nacional de Inovação (https://inovacao.mcti.gov.br/acoes-iniciativas/) na aba educação. 

Bases Pedagógicas

  1. Uso das metodologias ativas na aprendizagem;
  2. Promoção e  construção coletiva do conhecimento, com a participação ativa de todos os envolvidos;
  3. Segue como princípio norteador a prática transdisciplinar através da articulação das atividades de prototipagem, maker e robótica com circuitos eletrônicos e linguagem de programação;
  4. O Professor  viabiliza o projeto assumindo um status de tutor, multiplicador, propositor e curador das atividades de seus estudantes, concedendo aos aprendizes a tarefa de acessar conteúdos e compor criativamente seus próprios projetos;
  5. O programa possui total aderência a com o conceito de MIL (Literacias de Mídia e Informação) por ter sido elaborado para contemplar diretrizes educacionais  nacionais e internacionais;
  6. Contempla a Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU);
  7. O PROGRAMA contempla as 10 competências definidas na BNCC, com ênfase particular na 4ª e 5ª competências gerais.

Estrutura Metodológica do Programa

A prototipagem permite que estudantes em sala de aula ou espaços específicos se comprometam a testar suas soluções e dar vida às ideias. Incentivar os alunos a fazer protótipos também é uma forma de tornar os alunos cada vez mais protagonistas da trajetória da escola. 

A técnica consiste em modelar um determinado objeto através montagens manuais, com ferramentas de uso cotidiano ou computador com a ajuda de um software de design e/ou programação e, em seguida, criá-lo por meio de manufatura aditiva, como a impressão 3D, máquina de corte a laser e, eventualmente, ferramentas elétricas. Em seguida, completar incluindo componentes estruturais em seu projeto e componentes eletrônicos. 

Um dos pilares de uma metodologia ativa é o sentimento de pertencimento e participação no aprendizado como agente de mudança.

O conteúdo disponibilizado para esse programa bem como toda a metodologia criativa orientada de uso do mesmo, tem natureza de serviço técnico singular, desenvolvido com apoio de uma entidade pública de educação, testado em laboratório instalado em espaço público onde a metodologia foi testada e respaldada com artigos científicos sobre sua aplicabilidade.

  1. Material de apoio didático para o aluno, composto por fichas no formato EBOOK (licença de utilização de conteúdo autoral digital e impresso);
  2. Material de apoio pedagógico para o professor, composto por fichas no formato EBOOK (licença de utilização de conteúdo autoral digital);

A proposta é capacitar os professores na adoção de recursos que sejam altamente estimulantes para os alunos; respeitem os requisitos legais referentes a cada fase do aprendizado; sejam possíveis de aplicar por parte do professor potencializado por artefatos tecnológicos. 

O meio digital é recomendável para o processo, mas não imperativo, pois a PROGRAMA pode fazer uso de uma grande quantidade de recursos analógicos. 

O processo de formação será feito por meio da Educação à Distância assíncrona – aulas gravadas, material de apoio e atividades – entremeadas por atividades síncronas como webinars de apoio e tutoria por meios digitais. 

Isso se dá por Formação presencial para educadores referenciais indicados pela Secretaria Municipal de Educação  e Formação para todos os educadores de 40 horas em sete módulos de aprendizagem EAD. 

Plataforma de EAD com recursos de interação oferecendo os conteúdos utilizados nas formações, possibilitando a todos os cursistas terem acesso aos arquivos e informações da trilha formativa em qualquer lugar e horário. Dessa forma os participantes das formações poderão rever conteúdos aplicados e ter acesso aos tais conteúdo para auxiliar na utilização de métodos inovadores para educação. 

 Esta plataforma será utilizada durante a formação dos educadores e, após a conclusão do projeto, a mesma será transferida para o contratante, para que os educadores possam revisitar os conteúdos dos cursos e, caso o contratante deseje, a equipe gestora pode incluir novos conteúdos ou cursos a serem disponibilizados para a comunidade educacional.  

Será um ambiente virtual, disponibilizado online, durante os meses de duração do curso ao qual chamamos de repositório midiático atualizado tanto pelos participantes quanto pelo apoio pedagógico. Os participantes poderão inserir nesta plataforma conteúdos relevantes que encontrarem sobre o tema proposto e compartilhar com os colegas. A plataforma também será alimentada pela tutoria com conteúdo extra para acesso e download. 

O PROGRAMA complementando as ações formativas se faz necessário o apoio técnico e científico – durante e após aplicação do curso – a equipe gestora e educadores com vistas a dirimir eventuais dúvidas, esclarecer pontos específicos da aplicação do curso e propor, se necessário, ajustes ao conteúdo programático com base em evidências apuradas no decorrer de desenvolvimento do contrato.  

As ações de suporte ocorrerão durante o prazo de duração do contrato e serão executados nas seguintes modalidades: 

  • Suporte presencial: reuniões com equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação em sua sede.  
  • Suporte online: atendimento por mensagens, e-mail, rede sociais (grupo fechado aos participantes da Rede Municipal de Educação). 

O Concurso visa reconhecer e dar notoriedade aos projetos elaborados de professores e alunos, servindo para inspiração e promovendo o aprimoramento dos resultados da educação criativa promovida pelo município. 

O concurso está ancorado num ambiente digital que permitirá votação pública e de comité especial designado pelo município. 

Contrapartida Social do Programa

Cessão ou Outorga não onerosa

A execução do PROGRAMA com a excelência e dentro do cronograma proposta envolve que o órgão público possua equipamentos, produtos e tecnologias imprescindíveis e que impactarão no resultado do Programa. 

Desta forma, o PROGRAMA já oferece os equipamentos, insumos, produtos e tecnologia necessários para sua execução, não sendo necessário o órgão público licitar para adquiri-los.  

Se o município já dispuser desses equipamentos e insumos, o ICB utilizará a metodologia a partir deles. Caso não disponha, durante o período de execução do PROGRAMA, eles são cedidos em regime de comodato ou por termo de outorga para o município podendo serem doados ao fim.. 

Essa iniciativa é sustentada pelo princípio de que parte das receitas advindas do Programa, são reinvestido em objetivos sociais da entidade e do Programa de ESG junto a empresas parceiras e de doação que mantém.

Transferência de Tecnologia

E as plataformas tecnológicas utilizadas que forem essenciais para continuidade do PROGRAMA por meio dos professores referencias, mesmo após vencido o prazo do contrato, serão cedidos por transferência de tecnologia ao município, em prol da sustentabilidade do Programa.

Nosso objetivo é que com a transferência da metodologia, com as ferramentas e com suporte, o PROGRAMA se mantenha. 

Assim mantemos nosso compromisso com a sustentabilidade  do Programa e a continuidade da aplicação da metodologia  mesmo após o período de aplicação do Programa.

E como nossa metodologia é formata baseada em pesquisas emparcerias com universidades públicas e testadas em laboratórios, dispomos de um repositório que os professores sempre poderão consultar sem custo adicional.

Algumas Aplicações

Smart Lab -Aprendizagem ativa ao alcance do aluno

SMART LAB 1

Para a execução do PROGRAMA, cada escola participante receberá um conjunto para a prototipagem, um laboratório móvel, composto de: 

  1. kit de blocos eletrônicos 
  2. computador (notebook) 
  3. impressora 3D pequena
  4. máquina de corte laser pequena
  5. ferramentas manuais 
  6. ferramentas elétricas 
  7. suprimentos 
  8. material consumível  
  9. itens de segurança 
  10. gabinete móvel para acondicionamento e locomoção dos kits e ferramentas, permitindo assim que todo espaço escolar se torne um ambiente de prototipagem;

Esse laboratório móvel é uma inovação  de propriedade exclusiva  do Instituto, fruto de pesquisa e adptado às necessidades percebidas nas escolas. 

O ICB hoje produz esses Kits e disponibiliza sem custo dentro do programa  para municipios contratantes. 

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