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O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRIATIVA STEAM MAKER consiste num método educacional para potencializar a educação, um dos pilares básicos para a transformação e evolução do ser humano e, por conseguinte, da sociedade e do meio em que estamos inseridos, ocorrendo pelas mais diversas formas de aprendizado.
O PROGRAMA parte do pressuposto que toda escola deve ser um espaço de participação social que valoriza a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e, principalmente, a formação do cidadão, empoderando os profissionais da educação básica com subsídios para suas escolas oferecerem aos estudantes, uma educação de qualidade e transdisciplinar no espaço escolar pedagógico que habilitam o estudante a observar seu contexto criticamente e a criar iniciativas e projetos dentro e fora da escola.
A prototipagem permite que estudantes em sala de aula ou espaços específicos se comprometam a testar suas soluções e dar vida às ideias. Incentivar os alunos a fazer protótipos também é uma forma de tornar os alunos cada vez mais protagonistas da trajetória da escola.
A técnica consiste em modelar um determinado objeto através montagens manuais, com ferramentas de uso cotidiano ou computador com a ajuda de um software de design e/ou programação e, em seguida, criá-lo por meio de manufatura aditiva, como a impressão 3D, máquina de corte a laser e, eventualmente, ferramentas elétricas. Em seguida, completar incluindo componentes estruturais em seu projeto e componentes eletrônicos.
Um dos pilares de uma metodologia ativa é o sentimento de pertencimento e participação no aprendizado como agente de mudança.
O conteúdo disponibilizado para esse programa bem como toda a metodologia criativa orientada de uso do mesmo, tem natureza de serviço técnico singular, desenvolvido com apoio de uma entidade pública de educação, testado em laboratório instalado em espaço público onde a metodologia foi testada e respaldada com artigos científicos sobre sua aplicabilidade.
A proposta é capacitar os professores na adoção de recursos que sejam altamente estimulantes para os alunos; respeitem os requisitos legais referentes a cada fase do aprendizado; sejam possíveis de aplicar por parte do professor potencializado por artefatos tecnológicos.
O meio digital é recomendável para o processo, mas não imperativo, pois a PROGRAMA pode fazer uso de uma grande quantidade de recursos analógicos.
O processo de formação será feito por meio da Educação à Distância assíncrona – aulas gravadas, material de apoio e atividades – entremeadas por atividades síncronas como webinars de apoio e tutoria por meios digitais.
Isso se dá por Formação presencial para educadores referenciais indicados pela Secretaria Municipal de Educação e Formação para todos os educadores de 40 horas em sete módulos de aprendizagem EAD.
Plataforma de EAD com recursos de interação oferecendo os conteúdos utilizados nas formações, possibilitando a todos os cursistas terem acesso aos arquivos e informações da trilha formativa em qualquer lugar e horário. Dessa forma os participantes das formações poderão rever conteúdos aplicados e ter acesso aos tais conteúdo para auxiliar na utilização de métodos inovadores para educação.
Esta plataforma será utilizada durante a formação dos educadores e, após a conclusão do projeto, a mesma será transferida para o contratante, para que os educadores possam revisitar os conteúdos dos cursos e, caso o contratante deseje, a equipe gestora pode incluir novos conteúdos ou cursos a serem disponibilizados para a comunidade educacional.
Será um ambiente virtual, disponibilizado online, durante os meses de duração do curso ao qual chamamos de repositório midiático atualizado tanto pelos participantes quanto pelo apoio pedagógico. Os participantes poderão inserir nesta plataforma conteúdos relevantes que encontrarem sobre o tema proposto e compartilhar com os colegas. A plataforma também será alimentada pela tutoria com conteúdo extra para acesso e download.
O PROGRAMA complementando as ações formativas se faz necessário o apoio técnico e científico – durante e após aplicação do curso – a equipe gestora e educadores com vistas a dirimir eventuais dúvidas, esclarecer pontos específicos da aplicação do curso e propor, se necessário, ajustes ao conteúdo programático com base em evidências apuradas no decorrer de desenvolvimento do contrato.
As ações de suporte ocorrerão durante o prazo de duração do contrato e serão executados nas seguintes modalidades:
O Concurso visa reconhecer e dar notoriedade aos projetos elaborados de professores e alunos, servindo para inspiração e promovendo o aprimoramento dos resultados da educação criativa promovida pelo município.
O concurso está ancorado num ambiente digital que permitirá votação pública e de comité especial designado pelo município.
A execução do PROGRAMA com a excelência e dentro do cronograma proposta envolve que o órgão público possua equipamentos, produtos e tecnologias imprescindíveis e que impactarão no resultado do Programa.
Desta forma, o PROGRAMA já oferece os equipamentos, insumos, produtos e tecnologia necessários para sua execução, não sendo necessário o órgão público licitar para adquiri-los.
Se o município já dispuser desses equipamentos e insumos, o ICB utilizará a metodologia a partir deles. Caso não disponha, durante o período de execução do PROGRAMA, eles são cedidos em regime de comodato ou por termo de outorga para o município podendo serem doados ao fim..
Essa iniciativa é sustentada pelo princípio de que parte das receitas advindas do Programa, são reinvestido em objetivos sociais da entidade e do Programa de ESG junto a empresas parceiras e de doação que mantém.
E as plataformas tecnológicas utilizadas que forem essenciais para continuidade do PROGRAMA por meio dos professores referencias, mesmo após vencido o prazo do contrato, serão cedidos por transferência de tecnologia ao município, em prol da sustentabilidade do Programa.
Nosso objetivo é que com a transferência da metodologia, com as ferramentas e com suporte, o PROGRAMA se mantenha.
Assim mantemos nosso compromisso com a sustentabilidade do Programa e a continuidade da aplicação da metodologia mesmo após o período de aplicação do Programa.
E como nossa metodologia é formata baseada em pesquisas emparcerias com universidades públicas e testadas em laboratórios, dispomos de um repositório que os professores sempre poderão consultar sem custo adicional.
Para a execução do PROGRAMA, cada escola participante receberá um conjunto para a prototipagem, um laboratório móvel, composto de:
Esse laboratório móvel é uma inovação de propriedade exclusiva do Instituto, fruto de pesquisa e adptado às necessidades percebidas nas escolas.
O ICB hoje produz esses Kits e disponibiliza sem custo dentro do programa para municipios contratantes.
Escritório Operacional - Av. Paulista, 2202 - CJ 2315 - Bela Vista - São Paulo -SP