Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

Paulista - SP

Brasilia - DF

EnglishעִבְרִיתPortuguêsEspañol

Conselho Universitário aprova concessão de título de Doutora Honoris Causa à artista Marisa Monte – Jornal da USP

Marisa-Monte_191-23_Foto-Cecilia-Bastos_USP-Imagens-33.jpg


A proposta foi apresentada pela Faculdade de Educação “pela qualidade do seu trabalho artístico, sua atuação como defensora das artes, da democracia e da educação, além de seu envolvimento com a comunidade”

Por

Marisa Monte 191 23 Foto Cecilia Bastos USP Imagens 33Marisa Monte 191 23 Foto Cecilia Bastos USP Imagens 33
Marisa Monte na cerimônia de apresentação do Espaço Imaginário do Incor do Hospital das Clínicas, em julho deste ano – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou, no dia 12 de dezembro, a outorga do título de Doutora Honoris Causa à artista Marisa Monte. A proposta de concessão do título foi apresentada pela Faculdade de Educação (FE).

De acordo com o Estatuto da Universidade, a honraria é concedida “a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes; e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o País, ou prestado relevantes serviços à Universidade”.

De acordo com o projeto apresentado pela FE, a concessão do título a Marisa foi fundamentada “pela qualidade do seu trabalho artístico, sua atuação como defensora das artes, da democracia e da educação, além de seu envolvimento com a comunidade, incluindo seu apoio a crianças da escola mirim da Portela e seu trabalho com artesãs na comunidade de Curral Grande, no Ceará. Reconhecida e admirada pelas atividades de pesquisa e de estudo em relação à arte e à cultura brasileiras, é um exemplo de trajetória impecável, tanto do ponto de vista humano quanto no que diz respeito a seu percurso profissional”. 

+ Mais

Rodrigo Reis Marisa Monte 191 23 Foto Cecilia Bastos USP Imagens 22 e1690317650556

Posted: 25/07/2023

Marisa Monte Reitoria 02 Foto Marcos Santos scaled e1671198030953

Posted: 15/12/2022

Na USP, Marisa é embaixadora do Programa USP Diversa, voltado para captação de recursos e financiamento de bolsas de permanência estudantil para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e criou o Espaço Imaginário Marisa Monte no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, onde estão disponíveis instrumentos musicais, uma televisão, materiais para desenho e livros doados por diversas editoras para oferecer aos pacientes conforto emocional durante os períodos de internação no hospital.

“Muitos podem se perguntar por que a Faculdade de Educação fez essa proposição. A Congregação entende que a faculdade tem grande interface com a cultura. Marisa Monte atua em todas as fases de desenvolvimento de suas obras, além de sua dedicação à pesquisa. A aprovação da concessão do título a ela é um sinal de que a USP se abre para a sociedade, criando a oportunidade para que novas iniciativas venham a se agregar à nossa instituição”, explicou a diretora da FE, Carlota Boto. 

Nesse sentido, Carlota citou o fato de a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ter concedido, no final de novembro, o título de Doutor Honoris Causa ao grupo Racionais MC’s. “Essa é uma demonstração de um movimento mais amplo da abertura das universidades para fora de suas fronteiras”, considerou. 

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou que a artista tem sido “muito ativa no programa USP Diversa e tem nos auxiliado na captação de recursos para o nosso fundo patrimonial. A USP precisa estar mais aberta à sociedade, com foco na arte e na cultura, e esse é um título bastante merecido”. 

Desde a sua criação, há quase 90 anos, a USP concedeu 122 títulos Doutor Honoris Causa. O mais recente foi em maio de 2022, quando o Conselho aprovou a concessão da honraria à farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, reconhecida internacionalmente por sua luta contra a violência doméstica.





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
plugins premium WordPress