Evento também marca lançamento de curso nessa temática promovido pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-RP e pela Associação Nova Escola
Por Thais Cardoso*
A educação é uma importante ferramenta para mitigar os impactos do racismo e também promover equidade racial. Pensando nisso, a Associação Nova Escola, a Fundação Lemann, a B3 Social e o Instituto Dacor promovem no dia 22 de novembro, a partir das 19h, a conferência on-line Educação antirracista: estratégias e práticas para sala de aula. O evento conta com o apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será pelos canais da Associação Nova Escola. Haverá envio de atestado de participação.
As convidadas são a doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Lavini Castro e a professora Gina Vieira, criadora do projeto Mulheres Inspiradoras, que mudou a vida de cerca de 3 mil alunos no Distrito Federal e se tornou uma política pública na área de direitos humanos, com recorte de gênero e raça. A apresentação é do roteirista e consultor social Bira Azevedo.
Na ocasião, também será lançado o curso gratuito Estratégias para uma Educação Antirracista, voltado a professores e gestores da área educacional. A carga horária será de dez horas e as atividades serão realizadas exclusivamente de forma on-line. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Associação Nova Escola e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira.
Sobre a Cátedra
A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte. Também possui recursos de parceiros que financiam projetos específicos, como a B3 Social, a Fundação Telefônica e a Fapesp. Atualmente, concentra seus trabalhos na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em municípios de várias regiões do Brasil.
*Assessoria de Comunicação do IEA-RP, com edição de Rose Talamone