Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

Paulista - SP

Brasilia - DF

EnglishעִבְרִיתPortuguêsEspañol

Evento discute memória e história da psicologia a partir de arquivos institucionais  – Jornal da USP

20230922_00_arquivo_pastas.jpg


Instituto de Estudos Avançados da USP promove encontro no dia 27 de setembro, às 14h, com transmissão pela internet

20230922 00 arquivo pastas
Pesquisadoras vão debater uso de arquivos institucionais para construir a memória e história da psicologia – Foto: Freepik

.
Organizado pelo
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o evento Reconstrução da Memória e da História da Psicologia a Partir de Arquivos Institucionais será realizado no dia 27 de setembro, das 14h às 17h, com transmissão ao vivo neste link. O encontro vai discutir a possibilidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária sobre a memória e história da psicologia a partir de arquivos institucionais, e conta com a participação das professoras Bruna Tchaleckian, do Instituto de Psicologia da USP, e Cristina Lhullier, da Universidade de Caxias do Sul. É gratuito, dirigido ao público em geral, sem necessidade de inscrição. 

No evento, a professora Bruna apresentará o processo de elaboração da política de memória do Instituto de Psicologia (IP) da USP, que nasceu do desejo de estimular uma cultura de memória junto à comunidade do IP mediante o desenvolvimento e apoio a ações com sentidos ético-pedagógicos. Atualmente, as discussões sobre essa política são institucionalmente conhecidas pelo nome Teia – Memória e Patrimônio Cultural do IP e busca promover ações capilarizadas, a criação de práticas de construção coletiva de memória e identificação de ações em desenvolvimento ou potenciais realizadas ou a se realizar pela comunidade. 

Em seguida, a professora Cristina fará uma exposição sobre sua experiência no Instituto de Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul como laboratório de ensino e pesquisa. A atividade objetiva que estudantes de graduação experienciem uma prática voltada para o contato e a recuperação do passado por meio da análise crítica de fontes documentais; realizem uma intervenção combinando as fontes documentais e as perspectivas teóricas da psicologia e exponham os resultados da intervenção à comunidade universitária utilizando recursos diversos. O projeto permite que os estudantes tenham entendimento mais abrangente e mais complexo das relações entre o passado e o presente, assim como o apreço pelas investigações realizadas pela história da psicologia e a necessidade de uma contextualização social e histórica da atuação do psicólogo.

O debate será conduzido pelo professor Rodolfo Luis Leite Batista, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mediação da professora Raquel Martins de Assis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para acompanhar o evento ao vivo, acesse no 27 de setembro, às 14h, este link.

.

*Texto Assessoria de Imprensa do IEA USP





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
plugins premium WordPress