Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

Paulista - SP

Brasilia - DF

EnglishעִבְרִיתPortuguêsEspañol

Mostra de aquarelas aborda reparação a pretos e pardos brasileiros – Jornal da USP

20231110_montagemquadrossilvia.jpg


A partir do dia 22, obras da artista Silvia Maria do Espírito Santo ficarão expostas no campus da USP de Ribeirão Preto até 6 de dezembro

Por

20231110 montagemquadrossilvia20231110 montagemquadrossilvia
Algumas das obras da artista plástica Silvia Maria do Espírito Santo que estarão em exposição no Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados (IEA) de Ribeirão Preto da USP – Foto: Cedida por Silvia Maria do Espírito Santo/Montagem: Vladimir Tasca

 

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados (IEA-RP) Polo Ribeirão Preto da USP recebe entre os dias 22 de novembro e 6 de dezembro a exposição Reparação?, da artista Silvia Maria do Espírito Santo. A abertura, no dia 22, começa às 17 horas.

20231117 silviamariadoespiritosanto20231117 silviamariadoespiritosanto
Silvia Maria do Espírito Santo – Foto: Lattes

A mostra reúne 50 aquarelas produzidas durante a pandemia de covid-19 e em 2023, que apresentam imagens referenciais da sociedade de classes, do mundo do trabalho escravo e das influências de pensadores brasileiros e artistas na formação do pensamento crítico. Segundo a artista, o título Reparação? permite e assegura, vivamente, a manutenção das questões em torno das políticas governamentais sobre o que é possível ser reparado em relação aos pretos e pardos brasileiros.

“As aquarelas são decorrentes da compreensão da imagem fotográfica documental e artística, siamesas na intencionalidade de quem a produz e as observa. Constituem-se na brasilidade da consagração das expressões gestuais da leveza da imagem recriada, criada e que se associaram na opção pela aquarela como expressão artística”, explica.

20231110 silvia 120231110 silvia 1
Obra da artista Silvia Maria do Espírito Santo – Foto: Cedida por Silvia Maria do Espírito Santo

Silvia Maria do Espírito Santo é artista e docente do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Em sua atuação, procura estabelecer um diálogo entre a pesquisa e a docência e dar sentidos mediadores das reflexões sobre a escravidão, sociedade brasileira e linguagens visuais. Aquarelista e socióloga, em suas obras dedica-se às temáticas da escravidão, paisagens marítimas, fauna e flora brasileira, abstratos e figurativos.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O Espaço Cultural fica localizado no campus da USP Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina.

Mais informações: iearp@usp.br





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
plugins premium WordPress