Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

Paulista - SP

Brasilia - DF

EnglishעִבְרִיתPortuguêsEspañol

“Mostra Ecofalante USP” deste ano exibe 28 filmes e cinco webinars  – Jornal da USP

as-borboletas-de-arabuko.jpg


Evento explora questões ambientais com produções diversas da USP, entre 18/9 e 6/10

Por

escute a terra foi rasgada
Imagem do filme Escute: a terra foi rasgada, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Melo, em cartaz na VI Mostra Ecofalante USP e Agenda 2030 – Foto: Divulgação

A Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030 chega a sua sexta edição, com atividades presenciais e on-line, entre 18/9 e 6/10. Este ano, serão exibidos 28 filmes e cinco webinars, todos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), em ações organizadas por diversas unidades e órgãos da USP. 

O evento é parte do acordo técnico-educacional consolidado em 2018 entre o Programa Ecofalante Universidades, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Os filmes exibidos na mostra estão disponíveis no catálogo da plataforma Ecofalante Play

Mais informações, clique aqui.

Programação

Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP – Lorena

  • 18/9, segunda-feira, às 17h30, no Auditório Principal – Filme: Mulheres na Conservação, um documentário sobre mulheres à frente de ações de conservação e meio ambiente no Brasil, dirigido por Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, com a debatedora Eliana Corrêa Pedroso. 

 

mulheres na conservacao
Mulheres na Conservação, documentário sobre mulheres à frente de ações de conservação e meio ambiente no Brasil estará e cartaz na EEL. Foto: Divulgação

 

Cinusp Paulo Emílio, Campus Butantã – São Paulo

  • 19/9, terça-feira, às 12h – Filme: Uma vez que você sabe, produção do francês Emmanuel Cappelin sobre a adaptação às catástrofes climáticas, com os debatedores Fabiana Barbi, Ivan Maglio e Rodrigo Perpétuo. 

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP – São Paulo

  • 19/9, terça-feira, às 14h, no Auditório Prof. Paulo Benevides (Auditório G) – Filme: A campanha contra o clima, de Mads Ellesøe, abordando a campanha negacionista sobre as mudanças climáticas operada por petroleiras, com os debatedores Márcia Akemi Yamasoe e o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade. 
  • 29/9, sexta-feira, às 15h, no Auditório Prof. Paulo Benevides (Auditório G) – Filme: Descarte, documentário de Leonardo Brant sobre o drama social do lixo, com a debatedora Marcia Yamasoe.

Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP – Bauru

  • 19/9, terça-feira, às 18h30, no Teatro Universitário – Filme: Beleza Tóxica, documentário sobre a falta de regulação da indústria cosmética, da diretora Phyllis Ellis, com os debatedores Ana Toni, Gabriela Rodrigues, Gabriela Vieira Lucio, Fernanda Alves e Lucas Passoni.

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP – Piracicaba

  • 20/9, quarta-feira, às 16h, na sala 12 PCH/LES/Esalq – Filme: Campanha Contra o Clima, de Mads Ellesøe, com o debatedor  Antonio Almeida. 
  • 26/9, terça-feira, às 19h, na sala 11 PCH/LES/Esalq – Filme: Krenak, filme de Rogério Corrêa sobre a tribo de Minas Gerais, desde o período imperial brasileiro até o desastre ambiental no Rio Doce causado pela ruptura da barragem em Mariana, com o debatedor Adalmir Leonidio. 
os despossuidos
“Os despossuídos”, do canadense Mathieu Roy, em cartaz na Esalq, Foto: Divulgação
  • 5/10, quinta-feira, às 10h, na sala 227 – Pavilhão de Engenharia/Esalq – Filme: GIG – A uberização do trabalho, de Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Maurício Monteiro Filho, às 10h, com a debatedora Eliana Terci
  • 6/10, sexta-feira, às 10h, na sala 11 PCH/LES/Esalq – Filme: Os despossuídos, do canadense Mathieu Roy, com debate por Paulo e Moruzzi Marques e Mayara Araújo, fechando os painéis de Piracicaba.

Instituto de Geociências (IGc) da USP – São Paulo

  • 22/9, sexta-feira, às 17h, no pátio – Filme: Escute: a terra foi rasgada, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Melo, sobre a resistência de territórios indígenas Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó), com a debatedora Denise de La Corte Bacci 
  • 6/10, sexta-feira, às 17h, no pátio – Filme: Mulheres na conservação, de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, debatedor a definir.

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP – São Carlos

  • 22/9, sexta-feira, às 19h, no Auditório Fernão S. Rodrigues Germano – Bloco 6 – Filme: The Gig Is Up: O mundo é uma plataforma, de Shannon Walsh, debatido por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Computação.  
  • 6/10, sexta-feira, às 19h, no Auditório Fernão S. Rodrigues Germano – Bloco 6 – Filmes: As borboletas de Arabuko, de John Davies; Aurora – A rua que queria ser Rio, de Radhi Meron; Auto-fitness, de Alberto Couceiro e Alejandra Tomei e Hoje eu não fico no vestiário, de Nicole Lopes, debatidos por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Computação.

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP – São Paulo

  • 23/9, sábado, às 9h, no Auditório Azul – Filme: Escute: a terra foi rasgada, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Melo, com os debatedores Carla Morsello, Ana Fracalanza, Silvia Zanirato, André Simões e Cristina Adams. 
  • 3/10, terça-feira, às 14h, na sala 102 – Prédio 1 – Filme: História do plástico*, da documentarista americana Deia Schlosberg, sobre o plástico e a crise global de poluição, com a debatedora Wânia Duleba.  * O filme deverá ser acessado via preenchimento de formulário em bit.ly/vi-mostra-links. Estará disponível de 0h de 30/9 às 23h59 de 6/10.
  • 3/10, terça-feira, às 14h, na sala 222 – Prédio 1 – Filme: O Gasoduto, de Risteard Ó Domhnaill, com o debatedor André Felipe Simões. 

Parque Cientec – São Paulo

  • 23/9, sábado, às 14h, no auditório – Filme: Volume Vivo – De Onde Vem a Água?, documentário de Caio Silva Ferraz sobre o impacto da ocupação de solo nos ciclos de chuva e fixação de água, com as debatedoras Juliana El Ottra e Suzana Ursi.

Centro Cultural da Seção de Atividades Culturais (SCCULT) da USP – São Carlos

  • 25/9, segunda-feira, às 19h, no Auditório – Filmes: Gilson, com a desigualdade social na perspectiva de um entregador de aplicativo, dirigido por Vitória Di Bonesso, e Ladrões do Tempo, sobre a monetização do tempo, dirigido por Cosima Dannoritzer. Debatedores a definir.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP – São Paulo

  • 25/9, segunda-feira, às 14h, no Auditório Verde – Filme: Amazônia Sociedade Anônima, sobre o desmatamento ilegal da floresta, dirigido por Estêvão Ciavatta, com o debatedor Hugo Lopes Tavares. 

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP – Ribeirão Preto

  • 27/9, quinta-feira, às 14h, no Auditório da EEFERP – Filme: Ladrões do Tempo, de Cosima Dannoritzer, com as debatedoras Patricia Roberta Pezzolo e Simone Sakagute Tavares. 

 

beleza
Beleza Tóxica, em cartaz na Faculdade de Odontologia de Bauru – Foto: Divulgação

 

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP – Ribeirão Preto

  • 28/9, sexta-feira, às 8h30, no Espaço de Eventos do Bloco Didático – Filme: Lixo Mutante, uma reflexão sobre os resíduos e a sociedade, de Dani Minussi e Adriano Caron, com os debatedores Kelly Cristina da Silva e Renato Fagundes Carvalho.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP – Ribeirão Preto

  • 28/9, sexta-feira, às 14h, no Salão Nobre – Filme: Descarte, de Leonardo Brant, com os debatedores Marilisa Lara, Amanda Padovan e Danilo Vitorino dos Santos.

Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP – Ribeirão Preto 

  • 5/10, quinta-feira, às 19h, no auditório – Filme: Escute: a terra foi rasgada, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Melo, com os debatedores Ariadne Dall’acqua Ayres e Gabriel Mendeleh.

Instituto de Biociências (IB) da USP – São Paulo

  • 27/9, quarta-feira, às 17h, no Anfiteatro Renato Basile – Filme: As sementes de Vandana Shiva, que conta a história de vida da ecoativista gandhiana Dra. Vandana Shiva, com as debatedoras Mariana Inglez, Renata Pardini, Rosana Louro, Natalia Vieira e Maria Fernanda Guimarães. 

Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP – São Paulo 

  • 3/10, terça-feira, às 13h30, na sala Paula Souza – Filme: A campanha contra o clima, de Mads Ellesøe, com os debatedores Helena Ribeiro e Thiago Nogueira.

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP – São Paulo

  • 5/10, quinta-feira, às 18h, no Auditório – Filme: Lavra, dirigido pelo brasileiro Lucas Bambozzi, um road-movie com a geógrafa Camila Mota, em que acompanha e mapeia os impactos da mineração em Minas Gerais. Será apresentado pelo próprio diretor, com as debatedoras Isabella Walter, Fernanda Pinheiro e Mariana Fix.

Museu de Zoologia – São Paulo

  • 6/10, sexta-feira, às 15h, na Av. Nazaré, 481, São Paulo – Filme: A mãe de todas as lutas, de Susanna Lira, com as debatedoras Nyna Lys de Abreu Nunes e Cristina Adams.

Atividades on-line 

  • 20/9, quarta-feira, às 19hWebinário do Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica (POLI) da USP, no Youtube, com o filme O verdadeiro preço. Debatedores: José Pinto Ramalho e Regina Maria Azevedo. Filme disponível para assistir: de 0h de 17/9 às 23h59 de 23/9/23.
  • 21/9, quinta-feira, às 13hWebinário da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, no Youtube, com o filme A grande ceia quilombola.  Debatedores: Adelaide Cassia Nardocci, Mateus Brito, Graça Epifanio e Valéria de Marcos. Filme disponível para assistir: de 0h de 18/9 às 23h59 de 24/9/23;
  • 27/9, quarta-feira, às 13h – Webinário de Fernando Costa de Pirassununga, no Youtube, com o filme Geração Z. Debatedores: Ednelí Monterrey, Lisiana Crivelenti Voltolini e Karla Michele da Silva Lima. Filme disponível para assistir: de 0h de 24/9 às 23h59 de 30/9/23;
  • 28/9, quinta-feira, às 13hWebinário da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, no Youtube, com o filme Lixo Mutante. Debatedores: Cristiano Gonçalves Cardoso, Wanda Maria Risso Günther. Filme disponível para assistir: de 0h de 25/9 às 23h59 de 1º/10/23;
  • 5/10, quinta-feira, às 13h – Webinário da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, no Youtube, com o filme A escala humana. Debatedores: Ivan Maglio, Leandro Luiz Giatti, Thiago Luiz Salvadêo Santos. Filme disponível para assistir: de 0h de 2/10 às 23h59 de 8/10/23 .

*Estagiário, sob supervisão de Rose Talamone





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
plugins premium WordPress