Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

Paulista - SP

Brasilia - DF

EnglishעִבְרִיתPortuguêsEspañol

O papel das instituições democráticas será discutido no “USP Pensa Brasil” – Jornal da USP

20230926_usp_pensa_brasil.jpg


As Cátedras da USP serão abordadas em uma das Conferências e debates e nos dois lançamentos de livros do evento USP Pensa Brasil. O I Encontro Intercátedras da USP, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), acontecerá no dia 3 de outubro, das 9h às 17h45, na Sala Alfredo Bosi do Instituto.

Essa atividade trará à tona o contexto histórico e atual das Cátedras no mundo, no Brasil e, especificamente, na USP. O encontro objetiva catalisar a sinergia entre cátedras, potencializando os resultados desse modelo. Será apresentado um panorama das Cátedras da USP, revelando os resultados de um survey recente organizado pelo IEA e complementado pelos membros presentes de Cátedras vigentes.

O evento também se aprofundará em reflexões propositivas, abordando questões cruciais como a governança das cátedras, sua interação com o tripé universitário, possíveis modelos de financiamento e a conexão com a realidade latino-americana. Além disso, serão discutidos os passos para um engajamento contínuo do grupo, incluindo propostas de publicações e estratégias para uma atuação coesa em rede. O encontro culminará com um balanço geral, refletindo sobre os insights e direções propostas durante as discussões.

O encontro terá a participação de Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Sul da Bahia (UFSB), e titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica; Ana Paula Tavares Magalhães, assessora da PRPI e coordenadora de grupo de pesquisa Investigações sobre a Pluralidade e Ambiguidades Relativas à Condição Humana, do IEA; Ana Célia Castro, diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados; Jacques Marcovitch, ex-diretor do IEA e ex-reitor da USP.

“O I Encontro Intercátedras da USP destaca-se como uma ponte importante entre a USP e a sociedade, enfatizando a relevância das Cátedras na produção e disseminação do conhecimento. Ao abordar temas como a interação com a sociedade civil e a realidade latino-americana, o encontro reforça o compromisso da universidade em manter um diálogo aberto e contínuo com a comunidade, buscando colaborações que beneficiem ambas as partes e reafirmando seu papel proativo nas questões sociais e culturais do país”, ressalta Paulo Vitor Gomes Almeida, analista do IEA.

No dia 2, às 17h, na Livraria Edusp, será lançado o título México y Brasil: 200 anos de Relaciones, Una Perspectiva Mexicana, com organização de Beatriz Paredes, embaixadora do México no Brasil, de janeiro de 2013 a janeiro de 2017, e que foi titular da Cátedra José Bonifácio, do Instituto de Relações Internacionais (IRI), no ano de 2017.

E, no dia 5, às 11h, a atual titular desta Cátedra, Susana Malcorra, lançará a obra Perspectiva Feminista Para uma Nova Governança Global. Malcorra é uma das fundadoras da iniciativa internacional Global Women Leaders Voices for Change and Inclusion e foi ministra de Relações Exteriores e Culto da República Argentina. A publicação é fruto das atividades acadêmicas desenvolvidas por Susana à frente da Cátedra e aborda os desafios para a governança internacional sob uma perspectiva feminista.

O evento USP Pensa Brasil será realizado de 2 a 6 de outubro, no Espaço Brasiliana (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo), mas há uma variada programação em outros locais. As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados. Serão fornecidos certificados de participação para os inscritos nos seminários e debates. A programação completa do evento e mais informações estão disponíveis no site USP Pensa Brasil.





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
plugins premium WordPress