Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

Paulista - SP

Brasilia - DF

EnglishעִבְרִיתPortuguêsEspañol

Pesquisadores da USP ajudam a criar diretrizes de educação física escolar para cidade portuguesa – Jornal da USP

20231129_00_manual_educacao_fisica_matosinhos.jpg


Publicação propõe modelo de ensino de educação física escolar para a cidade de Matosinhos, em Portugal, numa parceria de pesquisas entre a Escola de Educação Física e Esporte da USP e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

20231129 00 manual educacao fisica matosinhos20231129 00 manual educacao fisica matosinhos
Manual vai auxiliar professores de educação física na cidade de Matosinhos, em Portugal – Foto: Paula Bassi/EEFE USP

.

A Câmara Municipal da cidade de Matosinhos, em Portugal, promoveu no dia 18 de novembro o lançamento do livro Educação Física no 1º Ciclo de Ensino Básico – Um Manual para Professores, publicação organizada pelo professor José Maia, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup), e que teve a participação dos professores Go Tani e Fernando Garbeloto da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. A publicação está disponível gratuitamente em formato digital neste link.

A obra propõe um modelo de ensino de educação física escolar para a cidade portuguesa e é resultado de um projeto de pesquisa chamado Rush, financiado pela Fundação La Caixa. O estudo consistiu na coleta de dados sobre o crescimento, desenvolvimento motor e comportamentos de saúde de crianças matosinhenses em idade escolar.

O livro é dividido em quatro partes: Fundamentos da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico; Aspectos Educativos e Epidemiológicos; Crescimento e Desenvolvimento Motor e Avaliação de quê? Porquê? Para quê?; além do envolvimento na coleta de dados e na pesquisa, os professores da EEFE tiveram participação em diversos capítulos.

Durante o evento, o professor Go Tani, que também é um dos editores da obra, falou sobre o tema A Beleza (desafiadora) de Ser Professor de Educação Física do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ele destacou aspectos do conceito de aprendizagem e da importância da pesquisa na área. Além disso, também pontuou os 27 anos de parceria entre a EEFE e a Fadeup.

20231129 professores eefe manual educacao fisica20231129 professores eefe manual educacao fisica
José Maia, da Fadeup, com os professores da EEFE Fernando Garbeloto e Go Tani – Foto: Paula Bassi/EEFE USP

.
Já o professor Fernando Garbeloto abordou o tema Um Novo Método de Ensino da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico, detalhando a estrutura proposta para as aulas e os conteúdos de ensino de Educação Física elaborados a partir do projeto.

O lançamento também contou com a participação de pesquisadores da Fadeup e representantes da Prefeitura da cidade de Matosinhos. A obra não se restringe à educação física escolar local, sendo que seus conceitos também podem ser úteis para outras regiões e realidades, inclusive brasileiras.

Para baixar gratuitamento o e-book Educação Física no 1º Ciclo de Ensino Básico – Um Manual para Professores clique aqui.

.

Com informações da Assessoria de Comunicação da EEFE USP





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
plugins premium WordPress