Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

Paulista - SP

Brasilia - DF

EnglishעִבְרִיתPortuguêsEspañol

Prática da atividade física é condição essencial para uma boa qualidade de vida – Jornal da USP

pasta-dos-20230313_farah-.jpg


José Carlos Farah destaca a prática da atividade física como um facilitador para a manutenção de uma boa qualidade de vida, embora não seja ela o único fator

Por

20230315 farah20230315 farah

radio usp ao vivoradio usp ao vivo

O que é qualidade de vida? O professor José Carlos Farah responde: “Segundo a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é o sentimento de bem-estar pessoal do indivíduo com sua vida. Indica condições básicas que envolvem bem-estar físico, saúde mental, bem-estar psicológico, saúde emocional, aspectos estes que estão diretamente relacionados aos relacionamentos sociais, como família e amigos e também à educação, a fatores econômicos e ao estado espiritual. Podemos perceber que são vários fatores que determinam a qualidade de vida como também é uma percepção individual”.

Mas quais desses aspectos seriam os mais importantes para uma boa qualidade de vida? “Como já citado, tem de haver um equilíbrio entre esses aspectos. Mas destaco a prática da atividade física como um facilitador desse processo. A prática da atividade física tem impacto positivo nos aspectos físicos, na melhora das capacidades funcionais de vários sistemas do corpo, mas também impacta positivamente os aspectos emocionais, na melhora da autoestima, tão importante para enfrentarmos o dia a dia, nos aspectos sociais, na inserção e aumento do circulo social em que vivemos. Diminui quadros de depressão, através da regulação do sistema hormonal. Quando nos sentimos mais saudáveis e inseridos em grupos sociais, somos mais felizes e enfrentamos a vida de uma maneira mais positiva.

Pode ser o início de uma mudança em busca de uma qualidade de vida melhor, porque a prática da atividade física influencia de maneira global o corpo e, consequentemente, nossa vida. Mas lembro que a prática faz parte dos fatores que influenciam a qualidade de vida. Não é o único. Devemos buscar a mudança de hábitos saudáveis, como atitudes mais colaborativas, ficarmos menos irritados diante de situações difíceis, tentar encarar a vida com mais alegria, mesmo diante de situações difíceis e ter resiliência. Qualquer mudança é difícil, mas acredito que devemos nos dar o direito de experimentar. O melhor investimento que podemos fazer é em nós mesmos”.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
plugins premium WordPress