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Semana da Educação na USP aborda a função social das escolas públicas nas periferias – Jornal da USP

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Evento ocorrerá de 16 a 20 de outubro na Faculdade de Educação da USP, no campus da capital, com o tema “A escola da ponte pra cá: intersetorialidade em diálogo”; é aberto ao público em geral e gratuito

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Semana de debates, palestras e mesas-redondas debate escolas públicas nas periferias – Foto: Divulgação/Circuito Quilombola

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Neste ano, a Semana da Educação acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, na Faculdade de Educação (FE) da USP na Avenida da Universidade 308, no bairro do Butantã, em São Paulo.  O objetivo é proporcionar momentos de diálogo e reflexão sobre questões relevantes à educação ao integrar a comunidade acadêmica e todas as pessoas que têm interesse pela temática, tendo como ponto fundamental as demandas sociais. O evento é organizado por estudantes das licenciaturas e pós-graduação e com o apoio docente da FE, e é aberto ao público em geral. A participação é gratuita, com pré-inscrição on-line

Com o tema A escola da ponte pra cá: intersetorialidade em diálogo visa a refletir e dialogar sobre a intersetorialidade no campo da Educação, ampliando o conhecimento sobre a função social das escolas públicas nas periferias. A semana ocorrerá nos períodos da manhã, tarde e noite, e contará com a presença de palestrantes, docentes e estudantes da USP, além da comunidade externa. 

“Acreditamos que a participação das escolas públicas e da comunidade escolar que atua nas periferias seja imprescindível para um diálogo enriquecedor neste evento, que tem como foco o trabalho que realizam. Por isso, as escolas terão a oportunidade de, caso estejam interessadas, apresentarem práticas ou projetos que estejam acontecendo no interior das Unidades e que possam servir como formação, incentivo e inspiração para o público da semana”, destacam os organizadores nas redes sociais do evento. Há um cadastro exclusivo para escolas da rede pública que pretendem participar do evento neste link.

Entre os destaques da programação estão os minicursos Introdução à educação escolar Quilombola; As Inteligências Múltiplas e as linguagens contemporâneas no processo de alfabetização; e Alfabetização: relação entre modelos pedagógicos, concepções de linguagem e metodologias. Para participar das oficinas e minicursos, inscreva-se clicando aqui

Programação

16 de outubro

  • 14:00 às 14:30 – Abertura Institucional da Semana da Educação
  • 14:30 às 17:00 – Intersetorialidade: a função social das escolas públicas nas periferias
  • 19:30 às 20:00 – Abertura Institucional da Semana da Educação
  • 20:00 às 22:30 – Intersetorialidade: a função social das escolas públicas nas periferias

17 de outubro

09:00 às 11:30 – Minicursos

  • Do outro lado muro: olhar do mundo de dentro pra fora
  • Apropriação do conceito de cultura para uma compreensão social da escola pública
  • Introdução à educação escolar Quilombola
  • As Inteligências Múltiplas e as linguagens contemporâneas no processo de alfabetização

14:00 às 16:30

  • Minicurso: Alfabetização: relação entre modelos pedagógicos, concepções de linguagem e metodologias
  • Minicurso: Experiência Cineclubista e Fundamentos Educativos do Cinema
  • Debate: Encruzilhadas pedagógicas. Ontem caiu uma pedra lá fora. O lançador só vai lançar agora:20 anos da lei 10.639/03, caminhos e possibilidades
  • Roda de conversa: A dimensão brincalhona na formação das professoras de crianças pequenas
  • Roda de conversa: O índigena na universidade: acesso, inclusão e permanência
  • Palestra: A pedagogia em tela: desafios no educar crianças em tempos digitais
  • Roda de conversa: Educação Artística: como estimular a arte nas escolas?
  • Palestra: Educação de Jovens e Adultos: para além dos muros da escola
  • Palestra: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior

16:30 às 17:30 e das 18:30 às 19:30

  • Escolas da ponte pra cá – apresentação de práticas e projetos inspiradores de escolas públicas
  • Apresentação artístico-cultural – Banda Rosa Camaleão

19:30 às 22:00

  • Minicurso: Além das fronteiras nacionais: desvendando a internacionalização, através de experiências feuspianas
  • Oficina: Como avaliar a capacidade leitora?: contribuições do Teste Adaptativo Informatizado
  • Oficina: Explorar e vivenciar as rotinas de pensamento visível do Harvard Project Zero
  • Mesa: Que sujeitos pretendemos formar nas escolas públicas?
  • Mesa: Corpo e Arte: perspectiva interdisciplinar na escola pública
  • Palestra: Educação de Jovens e Adultos: para além dos muros da escola
  • Debate: Culturas periféricas e educação: a questão da juventude
  • Mesa: Interlocução entre educação e saúde na perspectiva da educação inclusiva
  • Mesa: Educação e Desenvolvimento na concepção de Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Paulo Freire
  • Práticas Inspiradoras: Intersetorialidade em diálogo: EMEF Saturnino Pereira

18 de outubro

09:00 às 11:30 –Minicursos:

  • Do outro lado muro: olhar do mundo de dentro pra fora
  • Apropriação do conceito de cultura para uma compreensão social da escola pública
  • Introdução à educação escolar Quilombola
  • As Inteligências Múltiplas e as linguagens contemporâneas no processo de alfabetização

14:00 às 16:30

  • Minicurso: Alfabetização: relação entre modelos pedagógicos, concepções de linguagem e metodologias
  • Minicurso: História da ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente
  • Minicurso: Entrelaçando cursinhos populares e a educação popular: o sentido de Paulo Freire na atualidade
  • Oficina: Inventário Participativo das Referências Culturais da USP: Cotidiano Universitário
  • Mesa: A formação de professores no chão da escola pública
  • Mesa: Entendendo a política do novo ensino médio
  • Práticas Inspiradoras: EMEF Caio Sérgio Pompeu de Toledo – Apresentação musical com os alunos do projeto de flauta
  • Mesa-redonda: Políticas públicas e o direito à educação inclusiva

16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30

  • Escolas da ponte pra cá – apresentação de práticas e projetos inspiradoresde escolas públicas
  • Apresentação artístico-cultural – Sarau Pontes Abertas

19:30 às 22:00

  • Minicurso: Além das fronteiras nacionais: desvendando a internacionalização, através de experiências feuspianas
  • Minicurso: Contos infantojuvenis de João Antônio: possíveis abordagens para o ensino fundamental I e II
  • Minicurso: A África em nós: contos, mitos e identificação da afrodescendência em sala de aula
  • Oficina: Experienciando a Libras: conhecimento linguístico e o saber didático
  • Mesa-redonda: Pretoguês, oralitura e escrevivência: Percepções ancestrais para pedagogias escolares
  • Palestra: Direitos Humanos e educação: a importância da declaração de direitos e sua efetivação nas escolas
  • Mesa-redonda: Gênero e sexualidade nas escolas: Corporeidade e vivências
  • Debate: Paulo Freire: a educação popular nas periferias
  • Mesa: Impactos do novo ensino médio
  • Debate: Creches públicas, família e comunidade
  • Debate: O chão da escola pública e a formação de professores
  • Mesa-redonda: Reflexões no campo da educação de surdos: a discussão acerca das escolas de educação bilíngue

19 de outubro

09:00 às 11:30

  • Minicurso: Entre Paulo Freire e bell hooks: uma perspectiva emancipatória de educação
  • Oficina: De coração para coração: fios e tramas acordando imagens

14:00 às 16:30

  • Minicurso: História da ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente
  • Minicurso: Entrelaçando cursinhos populares e a educação popular: o sentido de Paulo Freire na atualidade
  • Oficina: Experienciando a Libras: conhecimento linguístico e o saber didático
  • Oficina: Ajuda-me a ler? Literatura negro-brasileira para crianças
  • Oficina: Kemetic yoga: experiência pedagógica desenvolvida na sala de aula
  • Mesa: Educação e Saúde em situação de emergência
  • Roda de conversa: A história sob Outros olhares: a luta pelo direito à educação
  • Debate: Educação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
  • Roda de conversa: Entendendo o financiamento da educação: o Novo Arcabouço Fiscal
  • Mesa: Educação e decolonialidade: vivências sobre gênero e raça nas escolas

16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30

  • Escolas da ponte pra cá – apresentação de práticas e projetos inspiradores de escolas públicas
  • Apresentação artístico-cultural – As Fulanas

19:30 às 22:00

  • Minicurso: Contos infantojuvenis de João Antônio: possíveis abordagens para o ensino fundamental I e II
  • Minicurso: A África em nós: contos, mitos e identificação da afrodescendência em sala de aula
  • Roda de conversa: Educação de crianças imigrantes nas escolas públicas
  • Debate: A Internet na escola: Desinformação e fakenews no espaço escolar
  • Debate: Desafios na implementação de políticas educacionais para a saúde e bem-estar docente: gênero, raça e etnia
  • Mesa-redonda: Onde estão as crianças na cidade? A brincadeira como prática de ocupação
  • Mesa: Educação escolar indígena: desafios e impasses
  • Debate: Violência nas escolas: leituras a partir da socialização, dos extremismos e da prevenção
  • Mesa: Juventude, Trabalho e Desigualdades
  • Práticas Inspiradoras: PRG0021 – Educação, Saúde e Assistência Social – Aula Aberta: Estado Social e Estado Fiscal

20 de outubro

09:00 às 11:30

  • Minicurso: Entre Paulo Freire e bell hooks: uma perspectiva emancipatória de educação
  • Oficina: Práticas de Leitura – letramento

14:00 às 16:30

  • Oficina: Kuijila: práticas pedagógicas no ensino da língua quimbundo
  • Debate: Movimento Estudantil e Permanência na Universidade
  • Cine Debate: Escolas Indígenas e crianças guaranis no Jaraguá
  • Debate: Creches públicas, família e comunidade
  • Práticas Inspiradoras: Descobrindo o caminho da água: tramas na formação inicial em educação e saúde eoportunidades da curricularização da extensão
  • Mesa Temática: Inclusão na perspectiva da Educação Integral

Roda:

  • 14h -15h15 – Perspectivas e desafios na implementação de Políticas Públicas para o Bem-estar e a Saúde Docente
  • 15h30 – 16h30 – Bem-estar e Saúde Docente: experiências exitosas na Formação Continuada

16:30 às 18:00

  • Oficina de brincadeiras africanas – Xirê de Quintal

19:30 às 22:00

  • Mesa de encerramento – Função social da escola pública: Perspectivas de continuidade do debate

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A Faculdade de Educação fica na Avenida da Universidade 308, no bairro do Butantã, em São Paulo.

Confira a programação completa na página do evento. Mais informações pelo e-mail semanaeduc.fe@usp.br.





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