Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

Paulista - SP

Brasilia - DF

EnglishעִבְרִיתPortuguêsEspañol

Programe suas leituras de férias com publicações gratuitas oferecidas pela USP – Jornal da USP

ASSESSORIAS-DE-COMUNICACAO-8.png


São várias plataformas que oferecem livros com download gratuito, desde assuntos como turismo até coleções temáticas

ASSESSORIAS DE COMUNICACAO 8ASSESSORIAS DE COMUNICACAO 8
Várias plataformas da USP oferecem e-books gratuitos para aprofundar conhecimentos ou se divertir – Foto: Pixabay via Pexels

 

Final de ano chegando e férias se aproximando, período ideal para colocar as leituras em dia, mergulhando em aventuras ou se aventurando pelo conhecimento. Várias plataformas da USP oferecem livros com downloads gratuitos, com assuntos que vão desde engenharia, saúde, arquitetura, educação, turismo, além de coleções temáticas, até revistas acadêmicas de vários departamentos da USP, e também de conteúdo universitário do Brasil, que inclui o acervo de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. Há também publicações internacionais, mais de 7.400, de jornais e revistas sobre gastronomia, artes, ciências, esportes, saúde e entretenimento de mais de 60 países. 

Veja abaixo o que encontrar em cada uma das plataformas:


Portal de Livros Abertos da USP
(aberto ao público interno e externo da USP)

Endereço: https://livrosabertos.sibi.usp.br

20231221 portal de livros abertos ferias 120231221 portal de livros abertos ferias 1

Disponibiliza obras que podem ser baixadas na íntegra e que cobrem assuntos como engenharia, saúde, arquitetura, educação, turismo. Há ainda as séries, exemplos de títulos são Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia​. Criado em março de 2016, o sistema do Portal de Livros Abertos da USP é o mesmo utilizado e desenvolvido pelas Universidades de Stanford, nos Estados Unidos, e Simon Fraser, no Canadá, e atualmente está sob a gestão da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD). 

São mais de 900 títulos publicados, entre eles, para uma leitura bem leve, o volume 3 de Crônicas para ler e ouvir, que acaba de entrar no ar, reunindo textos de alunos da disciplina de Radiojornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, produzidos no segundo semestre de 2023, entre como Consolação-Paulista, Pesadelo à Luz do Dia, O Voo, Gato Preto e Perigos Nada Aparentes; ou ainda livros que fazem refletir sobre a situação das universidades, caso da série Repensar a Universidade: Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais; Impactos para a sociedade; e Saberes e Práticas. Conheça todos os livros do catálogo e os lançamentos aqui

 

Portal de Revistas da USP (aberto ao público interno e externo)
Endereço: http://www.revistas.usp.br

21122023 portal revistas usp21122023 portal revistas usp

Desde 2008, reúne uma biblioteca digital de centenas de revistas publicadas pelas diferentes unidades de ensino e pesquisa que fazem parte da Universidade. Todas as revistas são abertas e contêm o texto completo dos artigos publicados. Completando 15 anos, reúne números grandiosos: 201 títulos de periódicos, cerca de 25 milhões de acessos e mais de 20 milhões de downloads de artigos, segundo dados de 2021. Mantido pela equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, traz publicações de diversas áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra/Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Humanas Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.  

No Portal, é possível ter acesso a várias coleções completas que foram criadas antes do surgimento da USP, em 1934, como a Revista de Medicina, que nasceu em 1916, e a Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que teve sua primeira edição no dia 15 de novembro de 1893, com o título de Revista da Faculdade de Direito de São Paulo. Ambas estão entre as cinco revistas científicas com maior número de downloads em 2022. A Revista USP, produzida pela Superintendência de Comunicação Social da USP, aparece como a quarta mais acessada no último ano, quando abordou vários temas relacionados ao bicentenário da independência, com artigos de pesquisadores uspianos de várias áreas do conhecimento.

 

Plataforma Minha Biblioteca (aberto ao público interno)
Endereço: https://acesso.abcd.usp.br

21122023 portal minha biblioteca21122023 portal minha biblioteca

A plataforma Minha Biblioteca é uma das maiores provedoras de conteúdo universitário do Brasil, com mais de 16 mil e-books, incluindo o acervo de 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, entre as quais Guanabara Koogan, Manole, Cengage, LTC, Bookman e Artmed. Há livros de sete catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte. 

Você pode reforçar seus conhecimentos a partir de títulos como Histologia Básica – Texto e Atlas, que em sua mais recente versão tem um projeto gráfico com recursos que agilizam o estudo, como imagens esquemáticas e boxes de textos complementares sobre os tópicos de maior relevância, e Inclusão e Educação, que discute o conceito de educação inclusiva e as políticas de inclusão no Brasil e indica referências de pesquisas sobre o tema para os educadores. ​​

A plataforma também traz livros sobre assuntos tendência, como Desenvolvimento psicológico e educação – Volume 1 – Psicologia evolutiva e Língua de sinais: instrumentos de avaliação. E ainda títulos sobre Artes, que abrangem tópicos de música, dança, fotografia, artes plásticas, artes cênicas, design, moda, tradução, redação, revisão, edição, adaptação de textos e outros. O serviço está disponível gratuitamente para toda comunidade USP e pode ser acessado pelo aplicativo móvel ou nos navegadores, fazendo a autenticação com o número USP e a senha única.

 

Biblioteca Virtual Pearson (aberto ao público interno)
Endereço: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20

A Biblioteca Virtual Pearson reúne mais de oito mil livros-texto em português que atendem a todas as áreas do conhecimento (multidisciplinar). É composta pelos selos editoriais da Pearson Education (editoras Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e pelas editoras parceiras: Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia. das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, EDUCS, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.

O acesso é multiusuário e ilimitado mediante login e senha específicos. Consulte a Biblioteca na sua Unidade USP.





Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
plugins premium WordPress